CIDADE VAI SOLTAR MORCEGOS PARA COMBATER MOSQUITOS DO ZIKA VIRUS
North Hempstead, cidade de Long Island, EUA: para inibir a proliferação do mosquito e a consequente ameaça do zika vírus, a cidade aprovou a instalação de caixas em parques que servirão como residência para morcegos.
Um morcego devora em torno de mil mosquitos por hora, por isso está sendo considerado como a principal arma de combate.
“Isso é extraordinário. Um pesticida não consegue isso.” diz Judi Bosworth, supervisora municipal.
A prefeitura começou a incentivar a construção e instalação de casas de morcego nos parques da cidade em 2007 para conter o uso de pesticidas, e tem acrescentado mais algumas a cada ano desde então.
“Temos um maior sentimento de urgência em querer nos certificar de que estamos controlando a população de mosquitos da melhor forma possível”, disse Bosworth a respeito dos vírus. “As casas de morcegos sozinhas não são a resposta, mas pelo menos caminham na direção de uma solução que não seja danosa ao meio ambiente. Usar as casas de morcegos é um jeito mais amigável de se livrar dos mosquitos, ao mesmo tempo em que se salva a população de morcegos”.
E menos de 0,5% de todos os morcegos na América do Norte carregam o vírus da raiva, de acordo com a Humane Society dos Estados Unidos.
Em Long Island não houve registros de casos de transmissão da doença, e para que a zika chegue até lá só se for através de uma pessoa infectada. “Mosquitos não viajam por longas distâncias, mas sim as pessoas”, ela disse. “Não é como se os mosquitos do Brasil estivessem voando até aqui e nos infectando. São as pessoas que estão vindo dessas regiões.”
Esperamos que os morcegos não sejam adestrados para impedir que brasileiros cheguem até Long Island! Seria muito chatinho!
E já se aguarda para o futuro o anúncio de que a população de morcegos cresceu tanto que para combatê-los serão usados exércitos de gambás!

Comentários
Postar um comentário