Argélia bloqueia redes sociais em todo país


SEGUNDO O GOVERNO O BLOQUEIO FOI PARA EVITAR VAZAMENTO DE QUESTÕES DOS EXAMES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO.


Ou seja, para evitar cola nas provas, a Argélia bloqueou as redes sociais em todo o país numa tentativa de combater fraudes nos exames nacionais de ensino médio.

O bloqueio é temporário e afeta principalmente o Facebook e o Twitter em todo país.

A alegação é que a primeira sessão de provas, no início de junho, foi anulada devido ao vazamento de questões online, e mais de 550 mil estudantes estão sendo obrigados a refazer seus testes.

De acordo com o Ministério de Correios, Tecnologia da Informação e Comunicações, as redes foram banidas no último domingo e permanecerão inativas até o dia 23 de junho, quando os últimos exames acontecem.

No primeiro dia de bloqueio, alguns usuários também reportaram falhas em outros sites, como o Google, além de problemas na conexão 3G, e isso tem levado muita gente a concluir que também é uma ação política cerceando o direito à informação.

Bloquear acesso a sites e redes sociais é uma ação que já foi tomada por outros governos na tentativa de conter a cola em exames nacionais. Em maio, o Iraque cortou a internet de todo o país durante o período de provas escolares. Além de cortarem algumas cabeças…

O ensino deveria se basear na realidade do dia a dia. Se não sabemos ou não nos lembramos de alguma informação nós pesquisamos.

Ou alguém acha que um advogado está colando quando consulta o código civil?

Ou nós, quando pesquisamos um tutorial para aprender a baixar filmes de graça, com a clara intenção de manter a economia doméstica – estamos colando?

Ora, ora… faça me um favor!

Comentários